Calculadora de ROAS: Como usá-la e interpretar seus resultados

Marketing Leitura de 14 minutos 11 de março de 2025

Pagar por publicidade é quase sempre necessário para uma estratégia de marketing on-line bem-sucedida. Compreender os resultados de sua campanha de publicidade paga com a ajuda de uma calculadora de ROAS é uma habilidade básica necessária. Desenvolver e dominar essa habilidade ajuda a acompanhar o crescimento de sua empresa.

"Orgânico" é o santo graal do marketing digital em termos de engajamento e vendas. Mas qualquer empresa que se preze tem que trabalhar duro. Chegaríamos ao ponto de incluir cometer erros e aprender com esses erros para conquistar esse santo graal.

Está se perguntando como calcular o ROAS e o que você deve fazer com as respostas obtidas? Vamos abordar o assunto.

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O que é ROAS e por que ele é importante?

ROAS significa Return On Advertising Spend (Retorno sobre os gastos com publicidade). Ou o valor da receita que você gera para cada dólar gasto em uma campanha publicitária. Uma calculadora de ROAS também é chamada de calculadora de gastos com publicidade.

Ele fornece uma medida quantitativa e acionável do desempenho de sua campanha de publicidade digital. O ROAS ajuda você a avaliar quais estratégias funcionam melhor, quais não funcionam e como melhorar seus métodos para obter os resultados desejados.

O ROAS também mostra como uma campanha publicitária contribui para seu resultado final. Ela melhora o envolvimento do público nas mídias sociais? Ela aumenta as visitas à sua loja on-line?

Os insights obtidos com o cálculo do retorno sobre os gastos com publicidade ajudam a ajustar os gastos e a estratégia do orçamento de publicidade. O cálculo do ROAS deve orientar sua direção geral de marketing. Com os resultados, você pode tomar decisões informadas sobre como obter o máximo de retorno do seu investimento em publicidade.

Observe que o ROAS não é o mesmo que ROI ou retorno sobre o investimento. O ROI se refere ao investimento geral da empresa, enquanto o ROAS é específico para gastos com publicidade.

Calculadora roas - imagem 2

Como calcular o ROAS

Você está se perguntando como calcular o ROAS? Provavelmente, se você estiver usando publicidade paga. Aqui estão os princípios básicos da calculadora de ROAS que você precisa conhecer.

Fórmula de cálculo do ROAS

A fórmula de cálculo do ROAS é a seguinte:

ROAS = (Receita de publicidade / Custo de publicidade) * 100

Por exemplo, você gasta US$ 2.000 para executar uma campanha de anúncios no Facebook por um mês. A receita que você obtém com essa campanha no final do período da campanha é de US$ 7.000. Usando a calculadora de ROAS, você obterá o seguinte:

ROAS = ($7.000 / $2.000) * 100 ROAS = $3,5 * 100 ROAS = 350%

Isso significa que, para cada dólar gasto com anúncios, você gera uma receita de US$ 3,5.

No entanto, se a sua receita no final do período da campanha for de US$ 1.800, a calculadora do ROAS lhe fornecerá:

ROAS = (US$ 1.800 / US$ 2.000) * 100 ROAS = US$ 0,9 * 100 ROAS = 90%

Portanto, para cada dólar gasto em publicidade, você gera apenas 90 centavos, o que significa que está perdendo dinheiro. Qualquer coisa abaixo de 100% de ROAS indica que você está gastando mais em publicidade do que ganha.

Calcular o ROAS usando o Excel

Incorporar a fórmula de cálculo do ROAS no Excel é igualmente fácil. Além disso, ela calculará instantaneamente o ROAS à medida que você inserir seus dados. Veja como fazer isso:

  1. Abra o Excel.
  2. Insira o nome/descrição da campanha em A1.
  3. Digite "Revenue" (Receita) em B1, "Cost" (Custo) em C1, "Revenue/dollar of ad spend" (Receita/dólar de gastos com anúncios) em D1 e "ROAS" em E1.
  4. Em D2, digite a fórmula: =B2/C2 (Isso lhe dará o valor real da receita por dólar gasto com anúncios).
  5. Em E2, digite a fórmula: =D2*100 (Isso lhe fornecerá a porcentagem do ROAS).

Você pode usar o restante das linhas da coluna A para inserir as datas de cada período de campanha. Insira seus valores de receita em B2 e os custos de anúncios por período de campanha em C2. Os valores de D2 e E2 são calculados automaticamente.

Continue adicionando receitas e despesas às células das colunas B e C. Mas não se esqueça de aplicar as fórmulas D2 e E2 às células seguintes, fazendo o seguinte:

  1. Arraste o ponteiro de seta de D2 para E2. Isso destacará as duas células.
  2. Coloque o ponteiro no pequeno quadrado azul no canto inferior direito de E2. Um sinal de cruz deve substituir o ponteiro.
  3. Arraste a cruz para baixo para destacar as outras células abaixo de D2 e E2. Isso copiará automaticamente as fórmulas D2 e E2.

Calculadora de ROAS de ponto de equilíbrio

Seu ROAS de equilíbrio refere-se a um retorno sobre o gasto com anúncios que não gera lucro nem prejuízo. Em termos simples, um ROAS de 100% é um ROAS de ponto de equilíbrio. Uma calculadora de ROAS de ponto de equilíbrio lhe dará um valor de receita-alvo para obter 100% de ROAS ou mais. Você precisará atingir esse valor para permanecer lucrativo.

Use esta fórmula para calcular seu ROAS de ponto de equilíbrio:

ROAS de ponto de equilíbrio = 1 / Margem de lucro líquido médio

Portanto, antes de mais nada, você precisa calcular sua margem de lucro líquido média usando esta fórmula:

  1. Valor médio do pedido (AOV) / Custo dos produtos vendidos (COG) = Lucro líquido
  2. Lucro líquido / AOV * 1 = Margem de lucro líquido

É importante inserir os números corretos para seu AOV e COG para obter a margem de lucro líquido média correta. Isso lhe dará o valor correto do ROAS de ponto de equilíbrio. Se você calcular um ROAS de ponto de equilíbrio incorreto, estará anulando o objetivo de saber como derivar seu ROAS.

Com o ROAS de ponto de equilíbrio correto, você poderá identificar onde estaria operando com prejuízo. Ele considera seu orçamento de gastos com anúncios e o custo de mercadorias, atendimento e custos indiretos da empresa.

Por exemplo, se seu ROAS for de 300%, você ganhou 200% com seu gasto com anúncios. Apesar do ROAS positivo, a margem de 200% é ainda mais reduzida. Ela é reduzida ou pode não ser suficiente para cobrir taxas de entrega, taxas de transação on-line, custos de funcionários e outros custos.

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Fatores que afetam a fórmula da calculadora de ROAS no marketing digital

Ao usar a fórmula do ROAS no marketing digital, há outros aspectos a serem considerados. Especialmente porque normalmente são necessários custos adicionais para executar uma campanha de anúncios digitais. Você pode optar por executar uma campanha de anúncios simples no Facebook.

Neste exemplo, você só utiliza e gasta em um plano de anúncio específico do Facebook. No entanto, se você estiver terceirizando seu marketing digital para um indivíduo ou uma agência, haverá custos de terceirização. Você deve aplicar esses custos ao cálculo do ROAS.

Aqui estão outros fatores a serem considerados para obter os valores mais precisos da calculadora de ROAS.

  • Custos de publicidade interna. Inclua o salário da equipe de publicidade e outros custos relacionados ao calcular o ROAS. Lembre-se de que esses custos devem estar diretamente associados à campanha publicitária específica para a qual você está calculando o ROAS.
  • Custos de parceiros/fornecedores. Isso inclui taxas e comissões que você paga a parceiros e fornecedores. Pense em influenciadores ou revendedores que também podem participar de uma campanha publicitária.
  • Comissões de afiliados. Certifique-se de adicionar a promoção de afiliados ao total de seus gastos com anúncios. Isso inclui a comissão percentual paga a eles por cada venda gerada, bem como as taxas de transação da rede.
  • Custo por clique, impressões, etc. Tudo depende de como você configura uma campanha de anúncios digitais. O orçamento definido para um período de campanha pode não ser o custo total real gasto no final. Outras métricas podem determinar seu gasto total com anúncios. Isso inclui o custo médio por clique, o total de cliques, o custo médio por mil impressões e o número de impressões compradas.

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Cálculo do ROAS: O que é um bom retorno sobre os gastos com anúncios?

É preciso observar alguns aspectos para determinar se o valor do cálculo do ROAS é bom ou ruim. Não deixe de analisar suas margens de lucro, despesas operacionais e desempenho geral dos negócios. A maioria dos profissionais de marketing digital considera aceitável uma referência de ROAS de 4:1, ou seja, US$ 4 de receita por US$ 1 de gasto com anúncios.

Com base em uma análise de várias contas de anúncios de comércio eletrônico, a Contrast Digital concluiu que:

  • Um ROAS abaixo de 3:1 e acima do limite de ROAS de equilíbrio significa que você deve reavaliar. Analise sua estratégia de publicidade e busque outras oportunidades de crescimento.
  • Um ROAS de 4:1 pode significar que você está tendo lucro se não considerar os custos operacionais da empresa.
  • Um ROAS de 5:1 ou mais indica que você deve canalizar mais dinheiro para sua campanha publicitária. Ela está funcionando efetivamente como uma máquina de dinheiro.

A Classy Llama informa que as empresas de comércio eletrônico podem precisar de um ROAS de 800% ou mais para obter lucratividade.

De modo geral, as empresas iniciantes podem exigir margens de lucro mais altas para sustentar o crescimento acelerado. As empresas com uma presença on-line estabelecida, um grande público e um engajamento consistentemente alto podem arcar com custos de publicidade mais altos. Elas podem fazer isso sem se preocupar com números ruins da calculadora de ROAS.

Você precisa de um orçamento definido e de um controle firme sobre suas margens de lucro para estabelecer uma boa meta de ROAS. Se você tiver margens altas, talvez consiga sobreviver ou crescer substancialmente com um ROAS de 3:1. Suas margens são baixas? Você precisa manter baixos custos de publicidade ou obter um ROAS de 10:1 para permanecer lucrativo.

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Maximizando seu ROAS por meio do marketing de WiFi otimizado

Agora você pode se concentrar em maneiras de maximizar seus ganhos com publicidade paga. Especialmente porque você sabe como usar a calculadora de ROAS e como determinar o ROAS ideal para obter lucratividade.

Minimizar os custos operacionais da empresa é uma maneira de aumentar o retorno de seus gastos com publicidade. Com uma plataforma de marketing WiFi completa, como a Beambox, você pode fazer exatamente isso.

O Beambox permite que você use sua rede WiFi para hóspedes além de simplesmente fornecer conectividade aos seus clientes. Com a solução de marketing WiFi tudo-em-um do Beambox, você pode aprimorar a experiência WiFi dos hóspedes, aumentar a visibilidade de seus anúncios digitais e impulsionar as vendas desses anúncios para obter maior retorno sobre os gastos com publicidade.

Você pode se conectar, capturar e manter mais clientes. Especialmente com uma plataforma WiFi que lhe permite extrair dados de marketing robustos dos hóspedes que se conectam à sua rede. O Beambox oferece todas as ferramentas de que você precisa para mapear o seu tráfego diário. Tudo isso enquanto você entende quem, por que e quando seu negócio está acontecendo.

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