Calculadora de ROAS: Como usá-la e interpretar seus resultados

Marketing 14 minutos de leitura 11 de março de 2025

O pagamento de publicidade é quase sempre necessário para uma estratégia de marketing em linha bem sucedida. Compreender os resultados da sua campanha de publicidade paga com a ajuda de uma calculadora de ROAS é uma competência básica necessária. Desenvolver e dominar esta competência ajuda a acompanhar o crescimento da sua empresa.

O "orgânico" é o Santo Graal do marketing digital no que respeita ao envolvimento e às vendas. Mas qualquer empresa que se preze tem de trabalhar arduamente. Iríamos ao ponto de incluir cometer erros e aprender com esses erros para ganhar este santo graal.

Está a pensar como calcular o ROAS e o que deve fazer com as respostas que obtém? Vamos abordar o assunto.

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O que é o ROAS e porque é que é importante?

ROAS significa Return On Advertising Spend. Ou o montante de receitas que gera por cada dólar gasto numa campanha publicitária. Uma calculadora de ROAS também é conhecida como uma calculadora de gastos com publicidade.

Fornece-lhe uma medida quantitativa e acionável do desempenho da sua campanha de publicidade digital. O ROAS ajuda-o a avaliar quais as estratégias que funcionam melhor, quais as que não funcionam e como melhorar os seus métodos para obter os resultados desejados.

O ROAS também mostra como uma campanha publicitária contribui para o seu resultado final. Melhora o envolvimento do público nas redes sociais? Aumenta as visitas à sua loja online?

As informações que obtém ao calcular o retorno dos seus gastos com publicidade ajudam a afinar a estratégia e os gastos do seu orçamento de publicidade. O cálculo do ROAS deve orientar a direção geral do marketing. Com os resultados, pode tomar decisões informadas sobre a forma de obter o máximo rendimento do seu investimento em publicidade.

Note-se que o ROAS não é o mesmo que ROI ou retorno do investimento. O ROI refere-se ao investimento global da empresa, ao passo que o ROAS é específico dos gastos com publicidade.

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Como calcular o ROAS

Está a perguntar-se como calcular o ROAS? Provavelmente, se estiver a utilizar publicidade paga. Aqui estão os princípios básicos da calculadora de ROAS que precisa de saber.

Fórmula de cálculo do ROAS

A fórmula de cálculo do ROAS é a seguinte

ROAS = (Receitas da publicidade / Custo da publicidade) * 100

Por exemplo, gasta $2.000 para executar uma campanha de anúncios no Facebook durante um mês. A receita que obtém dessa campanha no final do período da campanha é de $7.000. Usando a calculadora ROAS, você obterá o seguinte:

ROAS = ($7.000 / $2.000) * 100 ROAS = $3,5 * 100 ROAS = 350%

Isto significa que, por cada dólar gasto em publicidade, gera 3,5 dólares de receitas.

No entanto, se a sua receita no final do período da campanha for de 1.800 dólares, a calculadora do ROAS dar-lhe-á:

ROAS = ($1,800 / $2,000) * 100 ROAS = $0.9 * 100 ROAS = 90%

Assim, por cada dólar gasto em publicidade, apenas gera 90 cêntimos, o que significa que está a perder dinheiro. Qualquer valor inferior a 100% do ROAS indica que está a gastar mais em publicidade do que aquilo que ganha.

Calcular o ROAS utilizando o Excel

Incorporar a fórmula de cálculo do ROAS no Excel é igualmente fácil. Além disso, ele calculará instantaneamente o ROAS à medida que você inserir seus dados. Veja como fazer isso:

  1. Abrir o Excel.
  2. Introduza o nome/descrição da campanha em A1.
  3. Escreva "Revenue" em B1, "Cost" em C1, "Revenue/dollar of ad spend" em D1 e "ROAS" em E1.
  4. Em D2, introduza a fórmula: =B2/C2 (isto dar-lhe-á o montante real das receitas por dólar gasto em publicidade).
  5. Em E2, introduza a fórmula: =D2*100 (esta fórmula fornecerá a percentagem de ROAS).

Pode utilizar as restantes linhas da coluna A para introduzir as datas de cada período de campanha. Introduza os valores das receitas em B2 e os custos de publicidade por período de campanha em C2. Os valores para D2 e E2 são calculados automaticamente.

Continue a adicionar receitas e despesas às células das colunas B e C. Mas não se esqueça de aplicar as fórmulas D2 e E2 às células seguintes, fazendo o seguinte:

  1. Arraste o ponteiro de seta de D2 para E2. Isto irá realçar ambas as células.
  2. Coloque o ponteiro sobre o pequeno quadrado azul no canto inferior direito de E2. Um sinal de cruz deve substituir o ponteiro.
  3. Arraste a cruz para baixo para realçar as outras células abaixo de D2 e E2. Isto irá copiar automaticamente as fórmulas D2 e E2.

Calculadora de ROAS do ponto de equilíbrio

O ROAS de equilíbrio refere-se a um retorno sobre os gastos com anúncios que não gera lucro nem prejuízo. Em termos simples, um ROAS de 100% é um ROAS de equilíbrio. Uma calculadora de ROAS de ponto de equilíbrio fornecerá um valor de receita-alvo para obter um ROAS de 100% ou superior. Terá de atingir este valor para se manter rentável.

Utilize esta fórmula para calcular o ROAS de equilíbrio:

ROAS do ponto de equilíbrio = 1 / Margem de lucro líquido médio

Assim, em primeiro lugar, tem de calcular a sua margem de lucro líquida média utilizando esta fórmula:

  1. Valor médio das encomendas (AOV) / Custo das mercadorias vendidas (COG) = Lucro líquido
  2. Lucro líquido / AOV * 1 = Margem de lucro líquido

É importante introduzir os números corretos para o seu AOV e COG para obter a margem de lucro líquida média correta. Isto dar-lhe-á o valor correto do ROAS de equilíbrio. Se calcular um ROAS de equilíbrio incorreto, o objetivo de saber como obter o seu ROAS será anulado.

Com o ROAS de ponto de equilíbrio correto, será possível identificar as áreas em que estaria a operar com prejuízo. Tem em conta o orçamento de gastos com publicidade e o custo dos produtos, o cumprimento e os custos gerais da empresa.

Por exemplo, se o seu ROAS for de 300%, ganhou 200% do seu investimento em publicidade. Apesar do ROAS positivo, a margem de 200% é ainda mais reduzida. É reduzida ou pode não ser suficiente para cobrir as taxas de entrega, as taxas de transação em linha, os custos dos empregados e outros custos.

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Factores que afectam a fórmula da calculadora do ROAS no marketing digital

Quando se utiliza a fórmula do ROAS no marketing digital, há outros factores a considerar. Especialmente porque, normalmente, são necessários custos adicionais para executar uma campanha de anúncios digitais. Pode optar por fazer uma campanha de anúncios simples no Facebook.

Neste exemplo, apenas utiliza e gasta num plano de anúncios específico do Facebook. No entanto, se estiver a subcontratar o seu marketing digital a um indivíduo ou a uma agência, existem custos de subcontratação. Deve aplicar estes custos ao seu cálculo do ROAS.

Eis outros factores a considerar para obter os valores mais exactos da calculadora do ROAS.

  • Custos de publicidade interna. Inclua o salário do pessoal de publicidade e outros custos relacionados ao calcular o ROAS. Lembre-se de que estes custos devem estar diretamente associados à campanha publicitária específica para a qual está a calcular o ROAS.
  • Custos de parceiros/fornecedores. Incluem taxas e comissões que paga a parceiros e fornecedores. Pense em influenciadores ou revendedores que também podem participar numa campanha publicitária.
  • Comissões de afiliados. Não se esqueça de adicionar a promoção de afiliados ao total dos seus gastos com anúncios. Isto inclui a comissão percentual paga aos afiliados por cada venda que geram, bem como as taxas de transação da rede.
  • Custo por clique, impressões, etc. Tudo depende da forma como se configura uma campanha de publicidade digital. O orçamento definido para um período de campanha pode não ser o custo total real gasto no final. Outras métricas podem determinar o total de gastos com anúncios. Isto inclui o custo médio por clique, o total de cliques, o custo médio por mil impressões e o número de impressões compradas.

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Cálculo do ROAS: O que é um bom retorno sobre os gastos com publicidade?

É necessário analisar alguns aspectos para determinar se o valor de cálculo do ROAS é bom ou mau. Não se esqueça de analisar as margens de lucro, as despesas operacionais e o desempenho geral da empresa. A maioria dos profissionais de marketing digital considera aceitável uma referência de ROAS de 4:1, ou seja, 4 dólares de receita por 1 dólar de gastos com anúncios.

Com base numa análise de várias contas de anúncios de comércio eletrónico, a Contrast Digital concluiu que:

  • Um ROAS inferior a 3:1 e superior ao limiar do ROAS de equilíbrio significa que tem de reavaliar. Analise a sua estratégia de publicidade e procure outras oportunidades de crescimento.
  • Um ROAS de 4:1 pode significar que está a ter lucro se não considerar os custos operacionais da empresa.
  • Um ROAS de 5:1 ou superior indica que deve canalizar mais dinheiro para a sua campanha publicitária. Está a funcionar eficazmente como uma máquina de dinheiro.

A Classy Llama refere que as empresas de comércio eletrónico podem necessitar de um ROAS de 800% ou superior para obterem rentabilidade.

De um modo geral, as empresas em fase de arranque podem necessitar de margens de lucro mais elevadas para sustentar um crescimento acelerado. As empresas com uma presença em linha estabelecida, uma audiência massiva e um envolvimento consistentemente elevado podem suportar custos de publicidade mais elevados. Podem fazê-lo sem se preocuparem com números maus da calculadora do ROAS.

É necessário um orçamento definido e um controlo firme das margens de lucro para estabelecer um bom objetivo de ROAS. Se as suas margens forem elevadas, poderá conseguir sobreviver ou crescer substancialmente com um ROAS de 3:1. As suas margens são baixas? Tem de manter custos de publicidade baixos ou obter um ROAS de 10:1 para se manter rentável.

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Maximizar o seu ROAS através de um marketing WiFi optimizado

Agora pode concentrar-se em formas de maximizar os seus ganhos com a publicidade paga. Especialmente porque sabe como utilizar a calculadora do ROAS e como determinar o ROAS ideal para a rentabilidade.

Minimizar os custos operacionais da empresa é uma forma de aumentar o retorno dos seus gastos com publicidade. Com uma plataforma de marketing WiFi tudo-em-um como a Beambox, pode fazer exatamente isso.

A Beambox permite-lhe utilizar a sua rede WiFi para além de fornecer conetividade aos seus clientes. Com a solução de marketing WiFi tudo-em-um da Beambox, pode melhorar a experiência WiFi dos hóspedes, aumentar a visibilidade dos seus anúncios digitais e impulsionar as vendas a partir desses anúncios para obter um maior retorno dos gastos com publicidade.

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