Como calcular o valor do tempo de vida do cliente de um restaurante
Como proprietário de uma pequena empresa que gere um restaurante, sabe que atrair novos clientes é essencial para o crescimento. No entanto, os clientes habituais também são importantes! Normalmente, são eles que gastam mais no seu estabelecimento. Para descobrir o valor que os clientes trazem para o seu negócio ao longo do tempo, precisa de aprender a calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante (CLV).
Neste artigo, ficará a saber o que é o CLV, porque é que é crucial para o seu restaurante e como calculá-lo. Vamos a isso!
Porque é que é importante aprender a calcular o valor do tempo de vida do cliente num restaurante

Antes de discutir como calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante, é importante definir claramente o conceito de CLV.
O valor do tempo de vida do cliente (CLV) indica o valor total que um cliente traz para uma empresa ao longo de toda a sua relação com a empresa. Se tem um restaurante, o CLV é o montante de dinheiro que um cliente gastará no seu estabelecimento ao longo do tempo. Isto inclui todo o tipo de compras.
Há muitas razões pelas quais esta métrica é importante para a sua empresa e porque deve aprender a calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante.
De um modo geral, fornece informações valiosas sobre a sua base de clientes e pode ajudá-lo a tomar decisões que afectam os seus resultados comerciais.
Quando se compreende o valor médio que os clientes trazem para a sua empresa, é possível:
- Identificar os seus clientes mais valiosos
- Desenvolver campanhas de marketing para atrair novos clientes susceptíveis de terem um CLV elevado
- Ajustar a sua estratégia de preços sazonais para aumentar as suas receitas
- Compreender quais são os elementos mais decisivos para os resultados da sua empresa
- Avaliar o custo de aquisição de clientes e outras iniciativas de marketing
O CLV é o ponto de partida para obter melhores resultados comerciais e otimizar as suas operações para aumentar os seus rendimentos.
A fórmula para calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante
Se quiser calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante, a fórmula é simples. No entanto, primeiro é necessário recolher dados sobre o seguinte:
- Valor médio do pedido: O valor médio que um cliente gasta quando visita o seu restaurante
- Número de visitas: É necessário estabelecer um período para o cálculo. Normalmente, este período é de um ano. No entanto, pode optar por um período mais longo ou mais curto.
- Tempo de vida do cliente: Esta métrica indica durante quanto tempo um cliente continuará a fazer negócio consigo. Pode ser um ano, três meses ou uma década. Depende do seu tipo de restaurante e do tipo de clientes que atrai.
Quando se dispõe destes dados, a fórmula do CLV é a seguinte:
CLV = Valor médio do pedido x Número de visitas x Tempo de vida do cliente
Vamos agora descobrir como pode calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante.
Métodos para calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante
Quando se trata de calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante, há dois métodos que os empresários utilizam. Um deles é utilizar um software especializado no cálculo do CLV e de outras métricas relevantes. A alternativa é fazê-lo manualmente, com a ajuda de uma folha de cálculo do Excel.
A seguir, encontrará as vantagens de cada método e a forma de os implementar na sua empresa.
Método #1 para calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante: Usar um CRM
O primeiro método para calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante é utilizar um sistema de gestão das relações com os clientes (CRM). Existem centenas de CRM, e a maioria inclui este tipo de cálculo.
Algumas opções populares para restaurantes incluem Hubspot, Zoho e Salesforce.
Um CRM armazena todos os dados úteis para o cálculo do CLV (histórico de compras dos clientes, frequência das transacções, valor médio de compra, etc.).
A vantagem deste método é que não se perde tempo. No entanto, o CRM não é gratuito. Além disso, nem todos fornecem esta métrica.
Por conseguinte, antes de obter um CRM para calcular o CLV do seu restaurante, certifique-se de que o fornecedor oferece essa funcionalidade.
Método #2 Como calcular o valor do tempo de vida do cliente no Excel
Se não tiver um CRM ou se o seu não incluir este tipo de análise, eis o processo para calcular o valor do tempo de vida do cliente no Excel.
Em primeiro lugar, é necessário reunir as informações necessárias. Recolha dados sobre as despesas dos clientes durante um determinado período de tempo, bem como sobre as visitas ao seu estabelecimento.
Em seguida, é necessário criar uma nova folha de cálculo com algumas colunas:
- Nome do cliente
- Montante total despendido
- Número de transacções
- Tempo médio entre transacções
- Tempo de vida do cliente
- CLV
Nesta altura, é necessário introduzir os dados relevantes e aplicar funções básicas do Excel para calcular o CLV. Por conseguinte, é necessário
-
Encontre o valor médio do pedido. Pode obter este número dividindo o montante total gasto pelo número de transacções.
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Calcule o tempo médio entre transacções. Pode encontrá-lo dividindo o tempo médio de vida do cliente pelo número de transacções.
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Calcular o valor do tempo de vida do cliente. Para o obter, é necessário multiplicar o valor médio das encomendas, o número de transacções por ano (365 dividido pelo tempo médio entre transacções) e o tempo médio de vida do cliente.
A vantagem deste método é que pode reutilizar a folha de cálculo quantas vezes quiser, e será gratuito. No entanto, é difícil recolher dados exactos. Além disso, se tiver um grande número de clientes, este processo pode demorar muito tempo.
Desafios e limitações na tentativa de calcular o valor do tempo de vida do cliente de um restaurante
Antes de aprender a calcular o valor do tempo de vida dos clientes de um restaurante, é essencial compreender as limitações desta métrica e os problemas que pode encontrar pelo caminho.
Um dos principais desafios é a recolha de dados exactos. É possível que não tenha acesso a ferramentas sofisticadas de recolha de dados. Além disso, acompanhar com precisão as despesas dos clientes pode ser complicado sem software.
Além disso, os cálculos do CLV têm normalmente em conta dados históricos. Por conseguinte, é necessário ter em conta o período de tempo e o número de visitantes coerente durante todo o ano.
Outro desafio é a complexidade do cálculo do valor do tempo de vida do cliente do restaurante. Embora os métodos acima referidos funcionem bem, poderá não ter os conhecimentos técnicos necessários para os configurar.
Por último, o CLV é um número e não tem em conta outros factores que afectam as relações com os clientes e o sucesso da empresa, como a fidelidade do cliente, a reputação da marca ou a concorrência no mercado.
Exemplo de cálculo do valor do tempo de vida do cliente
Vamos dar um exemplo de cálculo do valor do tempo de vida do cliente para facilitar as coisas.
Imaginemos que gere um restaurante com 200 lugares. Depois de recolher dados históricos, descobre que o valor médio das encomendas no seu restaurante é de 25 dólares. Descobre também que o cliente médio o visita duas vezes por mês e tem uma vida útil de três anos.
Aplicando a fórmula acima, pode descobrir o CLV dos clientes do seu restaurante:
$25 x 2 x 36 = $1.800
Nesta altura, pode considerar a forma de aumentar a métrica. Pode implementar um programa de fidelização para aumentar as visitas ou rever a sua estratégia de preços. Também pode verificar o que está a afetar a taxa de rotatividade do marketing da sua empresa.
Quando se tem o CLV, pode-se começar a investigar o que o afecta e como melhorar os resultados.
Conclusão sobre como calcular o valor do tempo de vida do cliente de um restaurante
Agora já sabe tudo o que precisa para calcular o valor do tempo de vida do cliente do restaurante. Esta métrica fornecerá um ponto de partida para melhorar os resultados do seu negócio. No entanto, tenha em conta o seu limite e o seu valor real.
Como proprietário de uma empresa, existem outras métricas que precisa de avaliar para ter uma imagem clara da sua empresa e dos resultados.
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